domingo, 18 de junho de 2006

Com muito orgulho. Com muito amor.

É Copa do Mundo. De fato, eu e mais um trilhão de pessoas esperamos 4 anos por isso. É momento de se emocionar. De gritar e falar bem alto o que somos de verdade. "Eu sou brasileira!!!!" E tenho muito orgulho de dizer. Vejo todos os jogos. Nossos ou não. [Ou melhor, aqueles que consigo ver! Afinal, a faculdade era algo que não existia na minha vida há 4 anos atrás...] E talvez não seria diferente... Esse é o país do futebol, meu chapa! Isso está no nosso sangue, mesmo sendo ele de outro país... [e falo por mim e outros tantos descendentes de tantas coisas espalhados neste ou em outro território.]
Nessa copa já até discuti por causa de futebol. Pelo Brasil. Um amigão meu veio tentar me convencer de que esse país só se sente nação diante desse evento. E isso me doeu, sabe? Não vejo dessa maneira. Esse povo, mesmo sofrido e sem tantos valores, continua sendo o meu povo. Que é feliz! Apesar das injustiças, dos escândalos e tudo o mais que vemos sempre aí na TV. Mas mesmo assim... É só olhar para o lado! Tudo é alegria sempre! E não poderia ser diferente... Posso falar pelo menos pelo Rio de Janeiro. Quem fica triste diante de tanta beleza? Eu, quando dou minhas passadas pela Zona Sul, nunca me acostumo em ver o Pão-de-Açúcar. Ou o Cristo. São duas coisas que não são e jamais serão comuns pra mim. Eu passo e me sinto a pessoa mais feliz do mundo por poder contemplar tanta beleza.
Então me diz vc, amigo leitor, o que acha dessa movimentação pela Copa. Eu confesso que ando torcendo também pra Holanda e pra Itália [pátria segunda], mas meu Brasil é imcomparável! Mesmo com essa falta de futebol-arte que anda tomando conta dos jogadores. Independente disso, acho que temos tudo pra ir até o fim. E se tiver que gritar, meu caro, grite! Xingue [como eu!] e pule a cada gol. Porque isso é futebol! Isso é paixão nacional. Isso é Brasil. E tenho muito orgulho de poder dizer que nasci aqui.
Até! =)

3 comentários:

L.T. disse...

e eu te confesso, minha cara, que não compartilho de tanto patriotismo assim... bom, já ouviu aquela frase "primeiro gaúcho, dpeois brasileiro"?
pois entonces, sou adepta. bom, querendo ou não, sou brasileira e não posso negar a minha "brasilianidade", que existe, mas o rio grande... ah, esse sim me inspira canções...
mas bem, fazendo uma cadeira chamada "cultura brasileira", temos que descobrir o que é ser brasileiro centrados na questão da identidade nacional. bom, pra isso, até hoje não se elaborou resposta, mas nesse momento de copa do mundo vejo uma coisa que é muito falada: o brasileiro é por demais pacífico. cheguei a conclusão de que o brasileiro não é pacífico, mas sim, alegre. não existe povo mais alegre. o brasileiro se cointenta com pouco, é humilde por natureza. mulher bonita, um bom trago com os amigos, pronto! o mundo pode explodir, mas se o brasileiro tiver isso, ele morre feliz.
deixo claro que não estou resumindo a brasilidade a isso, mas acho que essa é a característica principal do brasileiro, aquilo que faz dele diferente e positivo. e se for assim, é bem disso que me orgulho!
abraço!

Anônimo disse...

venho do blog da bia, onde ela postou um texto seu. Como gostei lá, vim cá te conhecer.
Moro em Teresina/PI, e aqui a cidade ferve a cada jogo. nos reunimos em casas de amigos ou familiares. ruas inteiras se reunem irmanamente. tem até concurso da rua mais enfeitada e animada.
beijos!!!

Anônimo disse...

Olá!
Entrei aqui por causa da frase "tanto clichê deve não ser" que eu coloquei no google... Acabei ficando porque gostei muito do que escreves e me identifiquei com um bocado de coisa.
Eu também sou estudante de enfermagem e adoro Los Hermanos.
Sobre o post, eu curto muito esse clima de Copa do Mundo. Ah, se todas as épocas tivessem essa alegria e torcida em prol de um único objetivo que estamos tendo agora...
E eu concordo com você. Acho o brasileiro um dos povos mais felizes do mundo. Como pode viver tudo isso (violência, fome, insegurança) e ainda ser tão feliz?
Só sendo brasileiro pra entender...
Parabéns pelo blog!
Bjos!!!